sábado, 27 de junho de 2015

Dom Pedro II e sua diplomacia de prestígio.

       Aqui veremos de maneira bem simplista como foi uma das maiores carreiras diplomáticas do Brasil. Tendo como iniciador nada menos que Dom Pedro II o qual investiu todo o seu conhecimento, seu prestigio europeu, seus contatos locais e internacionais, concelhos de seus veteranos e outros meios com o fim propósito de resguardar o interesse brasileiro no exterior.
       Dom Pedro II nasceu numa família real, teve oportunidades que só quem nasce em uma família assim teria numa vida inteira, aprendeu muitas coisas que seriam extremamente úteis no seu reinado do mesmo modo que sua família investiu na sua formação, ele fez a mesma coisa na sua diplomacia, colocando seus conhecimentos à prova em vários congressos internacionais, viagens marcantes procurando sempre apontar sua magnifica visão imperialista de uma família de reis onde era atentamente ouvido por outros da realeza e de nome internacional.




       Dom Pedro II era jovem, porém muito inteligente desafiador e muito corajoso para quem ainda tinha muito a conquistar e mostrar seu mais precioso valor rumo à carreira diplomática e imperialismo para seus mais do que experientes nobres senhores nacionais e internacionais o qual sempre procuravam fazer tratados com o Brasil.
       Como de costume as potências da época sempre procuraram satisfazer seus interesses internos explorando os Estados menores é de se esperar que como hoje e antes Dom Pedro II enfrentaria muitas dificuldades externas que repercutiriam internamente, foi necessário pensar em como poderia se livrar das potencias dominantes o qual destruía o prestigio político. Foi onde umas das decisões de coragem de Dom Pedro II foi colocada a mostra onde ele decidiu aliar-se politica e juridicamente a uma grande nação dependente, com a qual podia-se identificar para assim manter e zelar seu bom nome real e a busca pela independência brasileira.




       Entendemos assim que Dom Pedro II foi um majestoso instrumento na carreira diplomática brasileira e no seu reinado, com alguns erros de calculo por ainda estar se desenvolvendo em todos os aspectos de um país soberano, porém ainda assim consegui alcançar resultados extremamente significativos para a soberania do Brasil o qual pode se alcançar muito mais rápido do que se esperavam as grandes potencias, sendo assim conseguiu então se tornar um símbolo nacional brasileiro para todas as nações do mundo até o tempo presente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário